Bona Síndico Profissional

Bona Síndico Profissional

SOBRE A SINDICÂNCIA PROFISSIONAL

CONCEITO

A Sindicância Profissional é uma solução altamente eficaz para os condomínios que não possuem candidatos a síndico, ou que buscam a prestação deste serviço por profissional capacitado e imparcial.
A instituição do Síndico Profissional encontra fundamento legal no art. 1.347, do Código Civil (Lei n. 10.406/2002), que assim dispõe:
“Art. 1.347. A assembleia escolherá um síndico, que poderá não ser condômino, para administrar o condomínio, por prazo não superior a dois anos, o qual poderá renovar-se.”
Desde que a convenção não exija que o síndico seja condômino, não há qualquer impedimento para a eleição do Síndico Profissional

ATUAÇÃO DO SÍNDICO PROFISSIONAL

Dentre as funções do Síndico Profissional, alguns destaques:
  • Administração do condomínio de forma profissional e sempre em consonância com a legislação, convenção, regimento interno e deliberações das assembleias gerais;
  • Combate à inadimplência;
  • Respeito aos interesses da coletividade

CHECKLIST

Este formulário de checklist será colocado em lugar visível do condomínio, onde conterá, detalhadamente, os locais vistoriados, situação que se encontram e providências. ex.: Jardim, limpeza, extintores, uniforme, salão de festas, etc.

VANTAGENS

Como antes referido, a Sindicância Profissional é uma alternativa prática e inteligente, que traz diversos benefícios, especialmente nos dias atuais, onde os condôminos procuram cada vez mais se afastar da função de síndico, em razão de suas atividades profissionais e particulares.
Dentre estes benefícios, podemos citar:
  • Administração realizada por profissional altamente capacitado, com amplo conhecimento em Direito Imobiliário;
  • Administração totalmente imparcial, tendo em vista que o profissional não reside no condomínio, sendo alheio a eventuais animosidades e oposições encontradas entrem os condôminos;
  • Solução para a falta de candidatos a síndico;
  • Metodologia de trabalho, que costuma ser regulada por horários e planilhas de controles;
  • Prestação de contas semanal, através de exposição de checklist, facilitando o acompanhamento dos trabalhos por todos os moradores;
  • Disponibilidade 24 horas;
  • Visitas periódicas, ocorrendo no mínimo 2 vezes por semana, sendo realizada em primeiro momento por um vistoriador e posteriormente pelo representante designado pela Bona Síndico;
  • Não há vinculo empregatício na contratação de Síndico, sendo este pessoa jurídica;
  • Lista de profissionais para atendimento em casos de emergência ou para reparos e obras aprovadas pelo condomínio;

PERGUNTAS FREQUENTES


O que é Bona Síndico Profissional?

Devido a grande demanda do mercado, a Bona Imóveis criou mais esse serviço. Trata-se de uma equipe de Síndicos Profissionais (funcionários da Bona Imóveis), assessores e auxiliares da área de condomínios, com amplo conhecimento, trabalhando em conjunto no desempenho da função. Ou seja, o condomínio contratará a Bona Síndico Profissional, tendo um representante direto e mais uma equipe sempre a disposição.

Por que Bona Síndico Profissional e não a indicação de uma pessoa física como síndico?

Porque quem representa a Bona Síndico Profissional é um dos membros da equipe, sendo este responsável que ficará na linha de frente. Os demais participantes darão assessoramento sempre que necessário e por ser uma “equipe” de representantes, estarão disponíveis nas 24 horas do dia, 365 dias por ano, ao contrário da contratação de um síndico autônomo (pessoa física), que estará sujeita a afastamentos por saúde, férias, etc.

Qual é a diferença da Contratação da Bona Síndico Profissional para um Síndico profissional individual?


Na contratação de uma empresa, no caso a Bona Síndico Profissional, afasta qualquer risco de vínculo empregatício. Isso ocorre porque o síndico será a Bona e não uma pessoa física. Pessoa jurídica não tem possibilidade de gerar vínculo, ao contrário se for um síndico pessoa física.

A Bona Imóveis se responsabiliza pela Bona Síndico Profissional?

Sim, tanto é que no contrato com o condomínio a Bona Administradora de Imóveis Ltda sairá como a contratada, pois esta atividade esta inserida em seu contrato social.

Como será feito o controle dos gastos?

Todos os gastos extraordinários serão feitos com a concordância da assembleia geral e/ou do Conselho Consultivo, que também deverá assinar o contrato com a Bona. Também, caso o Conselho ou a assembleia decidirem, poderão ser limitados os gastos das despesas, ou seja, além do limite de gastos pré-determinados (estabelecidos na Previsão orçamentária anual), somente serão pagas com a anuência do condomínio.

Como será feito o contato com a Bona Síndico?

Através de ligação celular, torpedo ou e-mail, sendo que durante o horário comercial também poderá ser pelo fone da Bona. Já nos finais de semana, feriados ou a noite, através de celular ou torpedo, cujo número estará informado na planilha de checklist fixada no prédio.

Quem irá receber no prédio alguém que for fazer algum serviço ou orçamento?

O representante da Bona Síndico ou no seu impedimento, algum outro membro da equipe, devidamente orientado e com celular para contato imediato com o representante, caso necessário.

Entre em contato conosco e obtenha maiores informações.